SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

 



Objetivos Gerais da SIPAT

A sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Esse é o nome dado a uma semana de atividades voltadas para prevenção de acidentes de trabalho de trabalho e doenças ocupacionais.


A

A SIPAT É OBRIGATÓRIA A PARTIR DE QUANTOS FUNCIONÁRIOS?

A Norma não especifica o tamanho da empresa nem a quantidade de funcionários que a empresa deve ter para ser obrigada a organizar a SIPAT, com isso vemos que é uma atividade obrigatória em todas as empresas, independente de tamanho ou segmento.


A

DURAÇÃO E FREQUÊNCIA

Como o próprio nome sugere, a SIPAT deve ser organizada para se desenvolver durante uma semana. É um evento anual.


A SIPAT busca através de Palestras, gincanas, sorteios de brindes, teatro e atividades motivacionais, desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Criando uma atitude vigilante no funcionário, que lhe permita conhecer e solicitar as correções necessárias a fim de tornar o ambiente mais seguro, trazendo a tona um processo de melhoria contínua no ambiente de trabalho.
É uma aliada muito interessante em favor da conscientização do trabalhador, e quando bem organizada, serve até como fator de integração entre CIPA, funcionários da empresa e SESMT.